TESTE DO PEZINHO: UMAS GOTINHAS QUE PODEM MUDAR A VIDA DO BEBÊ

Publicado em 15/03/2024 às 12:52

A triagem neonatal, ou teste do pezinho, é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas, sintomáticas e assintomáticas, no período neonatal, a tempo de interferir no curso da doença, permitindo, dessa forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença.
O exame é ofertado gratuitamente no Hospital Regional Deputado José Pereira Lima, a partir da coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, e pode identificar doenças como o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e as hemoglobinopatias, como o traço falcêmico e a doença falciforme, por exemplo. E quanto mais cedo identificadas, mais cedo é possível alcançar o sucesso do tratamento e a possível cura.