SECRETARIA DE SAÚDE ACOMPANHA CERCA DE 240 GESTANTES

Publicado em 30/11/2020 às 12:30

As gestantes do município são acompanhadas desde a descoberta da gestação até o pós-parto. A secretaria municipal de saúde, através da Atenção Básica, acompanha, atualmente, 240 gestantes, oferecendo um pré-natal completo.
São ofertadas, no mínimo, 09 consultas com o médico e o enfermeiro da Unidade e todos os exames necessários são garantidos gratuitamente, como os sorológicos, os de imagem, de sangue e testes rápidos. As gestantes de alto risco realizam o pré-natal na sua UBS, sendo acompanhadas também por obstetras da maternidade Peregrino Filho, de Patos, intercalando as consultas. É ofertado, ainda, o transporte, seguro, seguindo as normas preconizadas pelas autoridades sanitárias.
O pré-natal tem papel fundamental no que diz respeito à prevenção e/ou detecção precoce de patologias maternais e fetais, e permite tanto um desenvolvimento saudável do bebê, como reduz os riscos da gestante.
Além do pré-natal, é garantido pelo município o acompanhamento até o pós-parto. Os partos, tanto cesarianas quanto naturais, são realizados no Hospital Regional Deputado José Pereira Lima, e após o nascimento, ainda são garantidos testes essenciais no bebê, como do pezinho, do olhinho, da orelhinha e do coraçãozinho.