EQUIPE DE TRIAGEM NEONATAL REALIZA MOBILIZAÇÃO DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DO TESTE

Publicado em 06/06/2023 às 08:24

A triagem neonatal, ou teste do pezinho, é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas, sintomáticas e assintomáticas, no período neonatal a tempo de interferir no curso da doença, permitindo, dessa forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença.
Aqui em Princesa, o exame é ofertado gratuitamente no Hospital Regional Deputado José Pereira Lima, a partir da coleta de sangue do calcanhar do bebê.
De 01 a 06 de junho, quando se celebra o Dia Nacional do Teste do Pezinho, o município está realizando uma mobilização em apoio às Redes Temáticas para fortalecimento dos vínculos de Atenção Básica, que é a porta de entrada de todo o Sistema de Saúde, com distribuição de informativos nas redes de atenção primária e Unidades Básicas de Saúde, orientação de pais de bebês, distribuição de lembrancinhas para os recém-nascidos, realização de Educação Permanente temática com equipe multiprofissional do HRPI, estudos sobre o Novo Sistema do Programa Nacional de Triagem Neonatal e ampla divulgação sobre a importância desse teste.

Prefeitura de Princesa Isabel – Nada supera o trabalho!