Notícia

ATENÇÃO BÁSICA ACOMPANHA MAIS DE 160 GESTANTES EM PRINCESA

Publicado em 08/06/2021 às 12:00 1068 Visualizações

O munícipio de Princesa Isabel, atualmente, presta assistência a 163 gestantes, através do programa de Atenção Básica. Todos os exames de rotina, laboratoriais, sorológicos e de imagem necessários são ofertados gratuitamente.
Durante todo o período de pré-natal, o Ministério da saúde preconiza que sejam realizadas 07 consultas com cada gestante, no entanto o município busca realizar pelo menos 10, no intuito de agregar qualidade no acompanhamento as futuras mamães.
As mulheres que apresentam alguma comorbidade, que faz com que a gravidez seja considerada de risco, são acompanhadas também pela Maternidade Peregrino Filho, de Patos, que é a nossa referência imediata. As consultas com o obstetra são realizadas mensal ou quinzenalmente, de acordo com o quadro clínico e a necessidade de cada uma. Os agendamentos e o transporte são por conta do munícipio.
Além do pré-natal, as UBS seguem atendendo outras demandas, como puericultura (saúde da criança), atualização do cartão vacinal e citológico, que é realizado nas quartas-feiras e é indicado às mulheres que têm ou já tiveram alguma atividade sexual, preferencialmente dos 25 aos 64 anos de idade.

Prefeitura de Princesa Isabel - Nada supera o trabalho!