CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA INICIA EM PRINCESA ISABEL; REBANHO É DE APROXIMADAMENTE 12 MIL

Publicado em 04/05/2021 às 13:10

A Campanha Estadual Contra Febre Aftosa iniciou oficialmente dia 01 de maio e deve seguir até o dia 31. O rebanho no município é de aproximadamente 12 mil cabeças. A vacinação é obrigatória e para todas as idades dos animais. A vacinação será acompanhada pela Diretoria Municipal de Agricultura e pela ULSAV - Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal. No caso de dúvidas, os produtores devem se dirigir à Diretoria de Agricultura, localizada a Rua Presidente João Pessoa, em frente a Escola Estadual Gama e Melo.

FEBRE AFTOSA
Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.
O vírus está presente em grande quantidade no fluido das vesículas e também pode ocorrer na saliva, no leite e nas fezes dos animais afetados. A contaminação de qualquer objeto com qualquer dessas fontes de infecção, é uma fonte perigosa de transmissão de um rebanho a outro. No pico da doença o vírus está presente no sangue. Animais infectados começam a excretar o vírus poucos dias antes do aparecimento dos sinais clínicos. Os suínos eliminam grandes quantidades de vírus. A transmissão via aérea da doença pode ocorrer e sob condições favoráveis de clima, a doença pode se espalhar por consideráveis distâncias por essa via. Os animais adquirem o vírus ou por contato direto com outros animais infectados, contato com alimentos e objetos contaminados. A doença é transmitida mecanicamente pela movimentação de animais, pessoas, veículos e outros que tenham sido contaminados pelo vírus. Caminhões, carretas, recintos de leilões, feiras e currais de embarque nos quais tenham circulado animais infectados são perigosas fontes de contaminação, caso não sejam devidamente desinfetados. Estradas podem também ser contaminadas e o vírus pode ser carreado nos pneus dos veículos em trânsito. Os calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes podem transmitir o vírus.

Governo Federal
Governo da Paraíba