NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em 08/02/2019 às 12:11

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em virtude da notícia veiculada nesta sexta-feira (08), em redes sociais, com a afirmação de mudanças de protocolos nas ultrassonografias obstétricas, a Secretaria Municipal de Saúde, esclarece:1. É mentirosa a informação que a realização das ultrassonografias obstétricas restringiu-se ao 8º mês de gestação;2. A Rede de Atenção Básica do município de Princesa Isabel, segue rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde, no tocante ao número mínimo de consultas no Pré-Natal;3. Além do mínimo de três ultrassonografias preconizadas pelo Ministério da Saúde, disponibilizamos exames Parasitológicos, Glicemia em jejum, Grupo sanguíneo (sistema ABO) e fator Rh, Hemograma completo, Citológico, Reação para toxoplasmose e rubéola, Sorologia para HIV, Sorologias para hepatites virais, Sorologia para citomegalovírus e Urinálise;4. Em casos de gestação de alto risco, o atendimento segue também o mesmo rito estabelecido pelo Ministério da Saúde, inclusive, com a disponibilização irrestrita do número de ultrassonografias;5. A Secretaria de Saúde, através da Rede de Atenção Básica, acompanha cerca de 230 gestantes, as quais ofereceu em novembro/dezembro de 2018, inéditos kits completos para recém – nascidos;6. Corroborando com as afirmações de responsabilidade administrativa, seguindo o cronograma mensal do Centro de Imagens Dr. Filipe Kumamoto, dia 16 de fevereiro, haverá o atendimento de 60 gestantes, para a realização do já citado exame.7. Reiteramos o compromisso de trabalhar para oferecer ao povo princesense melhor qualidade de vida, sempre.

Prefeitura de Princesa Isabel
Secretaria Municipal de Saúde.

Princesa Isabel - PB
Pancada de chuva a tarde