Notícias » JANEIRO ROXO: PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE COMBATE À HANSENÍASE

Em 24/01/2019 às 10h12, Fonte:


A Prefeitura de Princesa Isabel, através da Secretaria Municipal da Saúde, promove de 28 a 31 deste mês atividades alusivas ao Janeiro Roxo – campanha que lembra o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado em 27 de janeiro. Estão sendo programadas atividades, como triagens para a identificação de possíveis “manchas” características da patologia; em Princesa Isabel, a campanha será realizada nas 11 Unidades Básicas de Saúde.

A orientação do secretário municipal de saúde, Dr. Onofre Ferraz Júnior, é que as equipes das UBS’s façam busca ativa de pacientes com manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo. “As manchas geralmente têm ausência ou diminuição da sensibilidade ao frio, calor ou ao tato.” –disse.

A Hanseníase é uma doença transmissível, dermato-neurológica, ou seja, aparecem manchas e os nervos periféricos são atingidos. Se o diagnóstico for tardio, podem surgir incapacidades físicas e algumas delas são irreversíveis. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a transmissão da hanseníase acontece pelas vias aéreas por meio da fala, da tosse (ou espirro), e através de uma pessoa doente e sem tratamento.

ASCOM / Ministério da Saúde

Compartilhe:

Vídeos

Prefeitura Municipal de Princesa Isabel - PB

Prefeitura Municipal de Princesa Isabel - PB

Rua Dr. Arrojado Lisboa, s/n, Centro, Princesa Isabel / PB

CEP: 58755-000 - Telefone: (83) 3457-2231