Notícias » PREFEITURA ALERTA PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO HIV E AIDS

Em 04/12/2018 às 12h58, Fonte:

O mês de dezembro é mundialmente conhecido como o “Dezembro Vermelho”, uma campanha de combate e prevenção ao HIV e a Aids. Esse ano, o principal objetivo é informar e provocar reflexão de que é possível viver com HIV sem estigma e preconceito.
A AIDS - Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - é uma doença grave causada pelo vírus HIV, e não tem cura. Como o vírus está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral, de mãe infectada para o filho durante a gestação, no parto ou na amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado com o HIV e/ou instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

A doença ataca o sistema imunológico, ou seja, agride as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para outras doenças e infecções, como a Tuberculose, a Pneumonia ou o Linfoma. As pessoas diagnosticadas com AIDS têm uma maior facilidade em desenvolver várias outras doenças devido à fragilidade do sistema imunológico e do organismo como um todo.

A única forma de confirmar que a pessoa está infectada com o vírus HIV, e que pode desenvolver as doenças relacionadas à AIDS, é fazendo um exame de sangue específico chamado anti-HIV 1 e anti-HIV 2. Esse exame está disponível no Centro de Testagem e Aconselhamento, aqui em Princesa localizado no Hospital São Vicente de Paula. Além de HIV, o CTA oferece testes rápidos de sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O Teste Rápido é um método eficaz, seguro, sigiloso e simples para o diagnóstico do HIV, possibilitando o acesso e tratamento precoce aos usuários. A realização da testagem rápida é realizada por profissionais capacitados para prestar uma assistência integral, de qualidade e sigilosa.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico MS/2018, no Brasil, foram diagnosticados mais de 42 mil novos casos de HIV e mais de 37 mil de Aids, totalizando, no período de 1980 a 2018, aproximadamente 100 mil casos no país. Desde 2012 é possível observar uma diminuição na taxa de detecção, configurando um decréscimo de 15,7%, tendo sido mais acentuada a partir de 2013, quando surgiu a recomendação do “tratamento para todos”. Apesar disso, é necessário continuarmos nessa luta de combate e prevenção ao HIV. Façamos a nossa parte.

Cuide-se. Previna-se!