Notícias » PREFEITURA DE PRINCESA CONTINUA MUTIRÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Em 28/11/2018 às 10h58, Fonte:

A Chikungunya é um vírus transmitido por dois mosquitos: o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, espécie existente no Brasil, mas que, ao contrário do seu primo, prefere viver nas áreas de floresta. Foi identificado na década de 1950, na África, porém nos últimos anos vem se espalhando para outros continentes, como Ásia, Europa e, mais recentemente, Américas do Norte e central. No Brasil, o primeiro caso confirmado foi em 2014, e, a partir daí, surgiu o alerta para autoridades em saúde pública, já que a probabilidade de o vírus se espalhar por aqui é grande.

É urgente e necessário que nos unamos para combater esse mosquito que, além da Chikungunya, é transmissor da dengue, Zika e febre amarela, e uma forma de combater as doenças transmitidas por mosquitos é justamente evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, latas vazias, pneus velhos, garrafas, etc. Caixas-d'água, tanques e outros reservatórios devem ficar sempre tampados. Em períodos de chuva, deve-se ter um cuidado ainda mais especial, pois a água da chuva pode propiciar a proliferação do mosquito.

Hoje, a equipe de combate de endemias e a de vigilância ambiental do município estão realizando mutirão de combate ao aedes no bairro Macapá e amanhã (29), será o dia D da campanha, com arrastão pelas ruas principais da cidade, saindo da sede da Secretaria Municipal de Saúde, às 8h da manhã.Aedes Aegypti, um problema de todos nós. Faça sua parte!