Notícias » PREFEITURA CONSEGUE DESBLOQUEIO DE PENDÊNCIAS NO FNDE E RECEBERÁ R$ 750 MIL PARA COMPRA DE ÔNIBUS E EQUIPAMENTOS ESCOLARES

Em 25/01/2018 às 10h28, Fonte:

A Prefeitura de Princesa Isabel, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, estará recebendo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) R$ 750 mil, por meio do desbloqueio realizado junto ao PAR – Plano de Ações Articuladas. Visando melhorar cada vez mais a qualidade da Educação no município, o dinheiro será investido na compra de ônibus e equipamentos escolares.

Segundo a Secretária Ana Paula Nunes da Silva, a conquista é resultado de muito trabalho junto aos órgãos federais, onde haviam antigas restrições que não permitiam ao município a pactuação para a aquisição de recursos dessa ordem. “Trabalhamos bastante para chegar a esse objetivo. A orientação do governo é avançar mais ainda para mudar sempre, para melhor, a qualidade da Educação em Princesa Isabel.” – finalizou.

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

Trata-se de uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os entes subnacionais elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.

Assegurar o acesso dos estudantes às vagas escolares disponibilizadas nas instituições de ensino, em especial na educação básica, e sua permanência com sucesso na escola, depende do atendimento a uma série de elementos estruturais e serviços, dentre os quais se destacam: materiais didáticos e pedagógicos, formação de profissionais, equipamentos e infraestrutura escolar. Esses produtos e serviços se relacionam a vários fatores econômicos e sociais e à forma de planejamento, gestão, atuação e colaboração entre os entes subnacionais, proporcionada pela assistência técnica e financeira, concretizada no âmbito do PAR.

FNDE / ASCOM