Notícias » Prefeitura de Princesa, Sebrae e Granja Cascavel dão primeiro passo para parceria pública e privada no município

Em 30/05/2017 às 08h57, Fonte:

O prefeito Ricardo Pereira, recebeu na manhã desta segunda-feira (29) o empresário Rinaldo Medeiros, proprietário da Granja Cascavel, e o técnico em resíduos sólidos, Everaldo José, para firmar parceria entre o poder público e privado, juntamente com o Sebrae, em um projeto que tem o objetivo de desenvolver ações de sustentabilidade que transforma lixo orgânico em adubo.

“A ideia é um projeto amplo. Na construção desse projeto, iremos, através da parceria com a prefeitura, recolher os restos orgânicos, para serem tratados pela nossa empresa. Iremos fazer a chamada compostagem, com resto animal e vegetal, para juntar tudo em um processo de decomposição para que se transforme em adubo húmus”, explicou Rinaldo Medeiros.

Junto a esse projeto, pretende-se construir uma estufa, para que sejam cultivadas espécies de árvores ameaçadas de extinção, as quais poderão ser doadas para escolas e instituições de ensino.

O Sebrae e a Cascavel estão unidos contratando técnicos para este projeto. A Cascavel, estará também disponibilizando equipamentos para essa grande produção. “A prefeitura irá recolher os resíduos, que serão tratados na Granja Cascavel, como também irá doar mudas a serem plantadas e cultivadas na estufa”, disse Ricardo Pereira.

De acordo com o técnico Everaldo, foi acatada a ideia de industrializar a cama de galinha (adubo orgânico), juntamente com a poda de árvores. “A poda de árvore irá oxigenar toda a cama de galinha. Porque ela triturada, age através de camadas. Em vez de gerar gás metano, produz adubo orgânico.” Disse.

O Sebrae irá promover a contratação de consultores, já a Cascavel irá entrar na parceria com matéria-prima e equipamentos. A prefeitura de Princesa, irá recolher o material orgânico, por exemplo as podas de árvores, que serão transformadas em adubo orgânico.

Para o prefeito Ricardo Pereira, esta parceria trará bons frutos para o município. “Vamos nos fortalecer com essa parceria, desenvolvendo ações sustentáveis. O lixo orgânico será reaproveitado, se transformando em adubo. Esperamos que essa ideia cresça, para que no futuro tenha um alcance muito maior”, concluiu o Prefeito.Estiveram presentes a Presidente do Legislativo, Naldinha Morais; os vereadores Garrancho e Irismar Mangueira; e o secretário executivo e de articulação política, Iram Carneiro Pinto.